A história
João, 11 anos, uma criança com deficiência por sequela de meningoencefalite tuberculosa apresentava encefalopatia e sequelas respiratórias e motoras graves, acamado e traqueostomizado demandava cuidados diários de higiene e saúde, sua mãe era principal cuidadora. Além da mãe residia com mais uma irmã de 5 anos.
Em visita ao domicílio da família na comunidade da Rocinha, a equipe RIOinclui identificou as péssimas condições da moradia, com pouca ventilação, pouca iluminação, instalações elétricas precárias e um banheiro somente com o vaso sanitário que para dar banho na criança a responsável utilizava a pia da cozinha.
Iniciou-se por meio do Programa Moradia e Acesso, o acompanhamento social e as ações para a intervenção arquitetônica. Durante esse processo, lamentavelmente João veio a óbito.
A equipe RIOinclui se solidarizou e manteve todo o apoio necessário à família, tanto nos tramites de sepultamento e acesso aos direitos socioassistenciais quanto na continuidade das obras e reparos da moradia pelo Programa Moradia e Acesso, o que possibilitou uma melhoria expressiva na condição habitacional e na qualidade de vida dos familiares.
O domicilio foi reformado com a pintura das paredes internas e externas, instalação do lavatório no banheiro, adaptação das instalações elétricas, revestimento das paredes da cozinha e do banheiro, aquisição de mobiliário e produtos de decoração. .