A história
Residentes no Morro do Encontro, Rodrigo e sua mãe viviam numa casa de três cômodos com condições habitacionais precárias em relação à ventilação, insalubridade e visível falta de dignidade. Para Rodrigo, a questão da falta de acessibilidade era um fator que prejudicava o seu deslocamento e a possibilidade de explorar o espaço físico da sua residência.
Em relação a renda familiar, sendo proveniente do Benefício de Prestação Continuada e auxílio Brasil, acabava por não ser suficiente para atender todas as necessidades da família.
Entendendo o contexto apresentado e o papel do Programa Moradia e Acesso em ampliar as possibilidades do Rodrigo e, sua mãe, dona Severina, o projeto arquitetônico contemplou acessibilidade na reestruturação de todos os cômodos e na entrada da residência, bem como melhoria na ventilação e iluminação.
Através dos atendimentos sociais, Rodrigo foi acompanhado nas sessões de reabilitação, além de ter sido identificada a necessidade do recebimento de um apoio mais expressivo da área da saúde visando a melhora no quadro clínico geral do beneficiário. Através da proposta de intervenção na residência e acompanhamento familiar, foi possível estabelecer maior apoio à genitora com o filho fortalecendo o vínculo e aproximação da família.
A mudança no cenário habitacional pode ser observada nas fotos a seguir.