A história
Samuel é uma criança com deficiência múltipla, de 05 anos, que faz uso de cadeira de rodas e medicação controlada.
Residente na comunidade dos Teixeiras, em Jacarepaguá, com mais 11 pessoas, entre genitora, irmãos e sobrinho.
Nas primeiras visitas domiciliares foi possível conhecer a realidade da criança e sua família: as condições habitacionais precárias em relação à ventilação, insalubridade e visível falta de dignidade. Principalmente, para Samuel, a questão da falta de acessibilidade era um fator que prejudicava a sua mobilidade na residência, o desenvolvimento pleno da sua autonomia e a falta de um espaço físico digno para o seu desenvolvimento infantil; uma vez que lhe faltava até a possibilidade de explorar do espaço físico da sua residência.
Em relação à renda familiar, sendo proveniente do Benefício de Prestação Continuada e auxílio Brasil, acabava por não ser suficiente para atender todas as necessidades da família.
Entendendo o contexto apresentado e o papel do Programa Moradia e Acesso em ampliar as possibilidades do Samuel e de seus familiares, um projeto arquitetônico personalizado e com participação da família foi elaborado.
Através dos atendimentos sociais, Samuel foi inserido nos atendimentos de fisioterapia, bem como o acompanhamento ao atendimento educacional na rede pública de ensino.
Em atenção à família, a genitora e uma das irmãs foram inseridas no programa A TUA AÇÃO, passando a desenvolver atividades de geração de renda e participação em curso de gastronomia.
A mudança no cenário habitacional pode ser observada nas fotos a seguir.