Sobre o projeto
Rodas de Conversa com as instituições de atendimento multidisciplinar
Instituições vocacionadas ao atendimento de pessoas com deficiência: observando como a rede de instituições credenciadas ao atendimento de sujeitos com deficiência na faixa etária até 18 anos têm-se organizado ao longo do período pandêmico para o enfrentamento dos desafios gerados, vislumbramos a compreensão das reais necessidades de suporte a esses enfrentamentos. A RIOinclui entende, como Terceiro Setor, a incongruência de manter os atendimentos, ampliar a rede de suporte e modelar novas estratégias diante da insegurança econômica. Porém, também estabelece uma escuta propositiva para o enlace de novas ferramentas que oportunizem melhorias ao cenário.
Para equacionar as situações apresentadas, a equipe da RIOinclui tem como metodologia de trabalho:
- Levantamento virtual da identificação das ações da RIOinclui e coleta das demandas das instituições. Por meio de formulário Google Docs, apresentação às instituições das possibilidades de atuação da RIOinclui a nível de compartilhamento de informações e assessoramento de construção de estratégias. Após levantamento de demandas, oferta de encontros virtuais para constituição de planos de ação.
OBJETIVOS
Potencializar a rede de apoio a crianças e adolescentes com deficiência promovendo atenção ao seu desenvolvimento global;
- revitalizar a rede de apoio multidisciplinar incorrendo para aumento do público alvo atendido;
- qualificar as instituições em torno das premissas de inclusão, fortalecendo laços de empatia e solidariedade.
PÚBLICO
Instituições inscritas no CMAS, CMDCA que atendam crianças e adolescentes com deficiência.
METODOLOGIA
Etapa 1: utilização de formulário Google Docs para coleta de informações acerca do cardápio de ações da RIOinclui.
Etapa 2: análise das informações coletadas.
Etapa 3: as Rodas de Conversa consistem em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo. Os encontros das rodas de conversa acontecerão bimestralmente, em formato virtual e/ou presencial, tendo duração de 1 hora e 30 minutos.
Questões norteadoras:
- Como a instituição promove acesso aos direitos das pessoas com deficiência que são atendidas?
- Como as ações da instituição potencializam a participação das famílias?
- Os projetos construídos pela instituição capitalizam recursos?
- A instituição promove oportunidades de inclusão?