Nossa História
A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 1984 e sempre teve como princípio ser presidida pela primeira-dama da gestão municipal em vigor. Desde sua criação, todas as administrações direcionaram seus projetos às pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro. Atuaram na realização de projetos de capacitação profissional, atendimentos a idosos, entre outros. Mas sua atividade não focava em nenhum segmento específico da população.
Quando se deu início à primeira gestão do prefeito Eduardo Paes, assumiu a presidência da instituição a Sra. Cristine Paes. A nova gestora decidiu alterar a forma de trabalho da Obra Social, focando no trabalho minucioso para um determinado grupo social: as pessoas com deficiência. Portanto, a partir de 2009, a instituição foi rebatizada, ganhou uma nova marca e um novo foco. A Obra Social passou a se chamar RIOinclui.
Apesar de constituir uma parcela considerável da população, as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para garantir seus direitos e contam com atenção limitada da sociedade. Sendo assim, foi priorizada então a realização de projetos voltados, exclusivamente, para este público, principalmente crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco social.
Após um período de estudos e pesquisas sobre o que já havia de concreto sendo realizado para o cuidado destas pessoas, tanto na esfera governamental (municipal, estadual e federal) quanto não-governamental (ONGs, empresas e outras instituições), foram identificadas as maiores demandas em toda a cidade. Ficou clara a necessidade de concentrar o foco do trabalho nas necessidades básicas do ser humano: saúde, moradia digna e direito ao lazer das crianças e adolescentes com deficiência.
Em seguida, a RIOinclui capacitou-se para viabilizar projetos sociais que de fato atendessem às necessidades desse grupo. E só então começou a agir. A fim de conectar e integrar uma rede de relacionamentos e formatar uma metodologia viável de trabalho, foi estabelecido um conjunto de planos e metas.
A princípio, foram realizados e apoiados projetos de esportes, de artes, entre outros. Até que os esforços da organização foram concentrados na melhoria habitacional e, por consequência, das condições de vida das pessoas com deficiência.
Além de projetos próprios que estimulam mudanças, a RIOinclui também apoiou projetos sociais de interesse público. Afinal, muitas instituições que desenvolvem projetos relevantes nesta área não têm condições de caminhar muito além do que já estão executando. Por isso, muitas vezes foram feitos investimentos nas ações destas entidades.
Para apoiar terceiros e executar seus projetos, a RIOinclui captou recursos financeiros privados e estabeleceu parcerias públicas e privadas.
A RIOinclui é uma associação civil, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, que está sempre em busca de proporcionar às pessoas com deficiência meios para maior dignidade e motivação.
Visão
Ser referência como organização da sociedade civil na inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Valores
Cidadania, Cooperação, Dignidade, Diversidade, Equidade, Igualdade, Inclusão, e Transparência.
Missão
Executar programas e projetos, estabelecer articulações envolvendo organizações governamentais e da sociedade civil e promover ações de conscientização socioeducativa, tendo como público as pessoas com deficiência e suas famílias residentes na cidade do Rio de Janeiro.
Objetivos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS's / A RIOinclui está alinhada com os seguintes ODS's:
Nossa Evolução
2009
Estudo e pesquisa para identificação das maiores carências em toda cidade. Capacitação da equipe e da estrutura para a viabilização de projetos sociais.
2010
Início dos Projetos
Os esforços foram concentrados na execução de 2 projetos principais: Moradia e Acesso e Escola de Esportes.
2011
Moradia e Acesso
Projeto Moradia e Acesso cresce e torna-se um Programa, abrangendo outras áreas. Início do Projeto A Tua Ação de capacitação de mulheres.
2012
ONU / RIADIS
A RIOinclui é credenciado na Conferência dos Países-Membros da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e é aceito como membro colaborador da RIADIS.
2013
Todos Podemos
Lançamento oficial das versões em português das publicações It´s About Ability (Todos Podemos... é disso que se trata) e Learning Guide on the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (Guia de Aprendizado sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência).
2014
Zero Project
A RIOinclui recebe, na Áustria, o Prêmio Zero Project - Práticas Inovadoras em Acessibilidade, pela execução do Programa Moradia e Acesso.
2014
Brinquedoteca no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto
Criação da Brinquedoteca no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto.
2015
Brinquedoteca no Parquinho do Instituto Fernandes Figueira
Destaque para a execução do Projeto Brinquedoteca que implantou e humanizou o Parquinho do Instituto Fernandes Figueira.
2016
Ano de avaliação
Ano de avaliação das atividades desenvolvidas nos oito anos de gestão; Book.
2021
Retomada dos projetos e programas.
Nossa Equipe
Presidente de Honra
Cristine Paes
Diretora Presidente
Isabel Gimenes
Assessora da Diretora Presidente
Flavia Ribeiro
Programas e Projetos
Luciane Frazão – Coordenadora de Projetos
Claudia Pessoa – Assistente Técnica
Luciene França – Assistente Social
Rosane do Amaral – Arquiteta
Raoni Eduardo da Cruz Pereira - Arquiteto
Luciana Meira – Psicopedagoga
Administrativo/Financeiro
Luiz Fernando Mendes – Coordenador Administrativo Financeiro
Daniele Cavalcante – Assistente Aministrativa
Franklin Santos – Assistente Adminstrativo
Katia Ferreira – Assistente Administrativa
Jorge Santos – Motorista
Secretária Executiva
Cecilia Toledo
Assessora de Comunicação
Ana Luiza Vasconcelos